No livro 'A única coisa', os autores Gary Keller e Jay Papasan refletem e questionam algumas ideias tomadas como 'verdades absolutas' atualmente, como por exemplo o mito da produtividade com o modo multitarefa. Eles desconstroem através de exemplos o mito de que o modo multitarefa é mais produtivo. Abaixo algumas explicações para a multitarefa não ser produtiva:
- Quando alguém nos interrompe em nosso fluxo de trabalho, voltar à velocidade de antes leva muito tempo. Há perdas por troca de contexto.
- Quando realizamos mais de uma tarefa, sempre levaremos mais tempo para terminarmos (pois tem o tempo da troca de contexto).
- Talvez a falha mais importante das multitarefas seja o aumento das chances de cometermos erros, já que quando realizamos mais de uma tarefa de uma vez, parte da nossa atenção está já pensando na outra tarefa que estamos executando junto, e não na tarefa atual.
- É um fato conhecido que realizar multitarefas aumenta o nível de estresse. Quando o nível de estresse de uma pessoa está muito alto, sua eficiência é reduzida.
Em detrimento do conceito de ser multitarefa, o livro defende a idea de que temos de ter 'uma única coisa', e nela canalizarmos toda a nossa energia, através de disciplina e hábitos para atingir. Isto quer dizer que ao invés de termos vários objetivos de carreira, temos de ter um único. Ao invés de termos vários objetivos na vida pessoal, temos de ter um único. E que buscando este único, os objetivos secundários acabarão se realizando. Dizer isto é fácil e até faz sentido. Contudo, a grande dificuldade acredito que esteja na definição de qual é este único objetivo, esta única coisa. E, neste processo, conseguir eliminar todas as demais distrações que consomem nossa energia e nos afastam deste objetivo.
Por fim, os autores ainda salientam alguns pontos para auxiliar na concentração em uma única coisa. Por exemplo: comentam sobre a importância de ter uma vida equilibrada, balanceando vida profissional e pessoal, atentando para uma boa alimentação e prática de exercícios para uma boa saúde. Objetivo por trás é estar bem para ter energia e focar na sua 'única coisa'.
0 comentários:
Postar um comentário