Nesta quinta-feira, dia 28/09, participamos do evento Zoom da Câmara dos Logistas de Porto Alegre, chamado Transformação Digital para o Varejo. E para falar de transformação digital, havia palestrantes de empresas como IBM, TOTVS, BOBs e Oasis Lab/PwC. E o auditório do evento estava lotado, com participantes vindos de diversas cidades do Estado, conforme anunciou a organização do evento.
Quanto às apresentações, confesso que não achei todas elas boas. Minha grande expectativa estava na palestra da IBM, do Ênio Garbin. Contudo, esta palestra acabou sendo muito decepcionante. Seu conteúdo pareceu muito vago e sem uma linha clara de racioncínio. Para quem tem um Watson por trás, IBM poderia ter melhor aproveitado seu espaço.
Já a apresentação do Jorge Inafuko, da Oasis Lab, sobre "Transformação digital para pequenas e médias empresas", foi a grande surpresa e a melhor de todas, na minha opinião.
Por fim as apresentações de Bruno Primaria, da TOTVS e de Ricardo Bonemy, do BOBs foram muito focadas em suas próprias empresas, e não em tecnologia ou inovação. A da TOTVS até foi um pouco menos, trazendo algunas ideias interessantes para o Varejo, as quais estão sendo testadas no OmniStory, loja conceito de tecnologias do varejo do Shopping Villa Lobos em São Paulo. Mas a da BOBs foi muito, mas muito focada no BOBs e na realidade do BOBs. Esta é a opinião de alguém que gosta de tecnologia e esperava ouvir sobre Transformação Digital e práticas ou ideias. Agora, olhando por um viés de Varejista, talvez a apresentação do BOBs tenha sido a de cunho mais prático e que deu algo mais concreto para os ouvintes na plateia levarem e implantarem em seus próprios negócios.
Abaixo minhas anotações tomadas durante o evento, sem maiores elaborações.
"Transformação digital para pequenas e médias empresas"
Jorge Inafuko - Oasis Lab
Pesquisa apresentada sobre os maiores motivos de preocupação de CEOs
- 86% com mudança em função da geração milenials.
- 77% com as novas tecnologias
Prioridades para os negócios
- Inovação
- Foco em cliente
- Tecnologia
Material da PWC - digitalização como vantagem competitiva - indústria 4.0
HBR - 7 Questões antes de implantar Transformação Digital
- 66% a 84% da empresas erram ao implantar transformação digital
Loja 4.0 - Guia da Oasis Lab
"Reinvenção digital no varejo cognitivo"
Ênio Garbin - IBM
O que é importante para a Gen Z
- Frictionless
- Seus termos: fundamentos importam
Instant retail (EUA): tramitando discussão sobre lojas de varejo serem 'móveis', podendo ser abertas em qualquer lugar.
Não existe canal, existe cliente.
"As pessoas se transformaram e interagem diferente. Você entende o seu público?"
Bruno Primária - Totvs
Digital Vortex - estudo da Cisco
Segmentos mais impactados pela Transformação Digital
- Tecnologia
- Varejo
Experiências
- Click and collect: conveniência e agilidade.
- Conteúdo inteligente: displays que mostram informações por reconhecimento demográfico de quem está próximo da gôndola. Permite fechar a compra direto no possível onde está aparecendo a informação.
- Vitrine digital: gôndola infinita. Permite vender produtos direto da internet.
- Oferta dirigida: perfil de consumidor indica uma oferta exclusiva para um cliente identificado...
- Pick and Go
Omnistory - experiência de varejo em loja conceito no Shopping Vila Lobos
Nova oferta Bobs
Ricardo bonemy - Bobs
Tendências no setor alimentar
- Personalização e liberdade
- Conveniencia
- Comida de verdade
- Revolução tecnológica
Painel com os participantes
Ricardo bonemy (Bobs); Bruno Primária (Totvs); Ênio Garbin (IBM); Jorge Inafuko (Oasis Lab)
Dicas práticas para implementar Transformação Digital
- Aplicativos de delivery
- Cadastro do seu consumidor e seu histórico
- Conheça o seu consumidor
- Comece rápido, teste a ideia e mude
0 comentários:
Postar um comentário