domingo, 15 de outubro de 2017

Livro "Winning", de Jack Welch

Jack Welch é uma referência em gestão, com seu estilo honesto e direto, sempre mantendo o foco nas pessoas, trabalho em equipe e lucros. Em seu livro Winning, compartilha parte de suas crenças e técnicas de gestão que utilizou na GE (General Eletrics). Compartilharei a seguir alguns trechos interessantes do livro.

Na hora de contratar, teste as pessoas para saber se:
  • Elas tem integridade - Honrando sua palavras e dizendo a verdade;
  • Elas são inteligentes - E possuem curiosidade e amplitude de conhecimento para trabalhar com outras pessoas inteligentes;
  • Elas são maduras - E por isso capazes de lidar com stress e contratempos, respeitando as emoções dos outros, são auto confiantes e tem um senso de humor.
"Siga seus sonhos, a vida é muito curta para viver os sonhos de outra pessoa."

"Se você está buscando uma nova oportunidade, nunca peça demissão na anterior. A maioria das empresas prefere contratar alguém que está trabalhando atualmente. E se você tem um emprego, seja bom nele. Nada vai ter dar um novo emprego mais rápido do que ser fantástico em seu emprego atual."

"Jack Welch criou a regra do 20-70-10, para classificar seus funcionários em níveis de performance anualmente. Os 20% melhores merecem elogios, reconhecimento, treinamento e, é claro, maiores salários e comissões. Os 10% piores precisam ser liberados para seguirem para outras empresas. É difícil aceitar isso num primeiro momento, mas esta é a melhor decisão para todos e eles vão encontrar funções mais adequadas aos seus talentos em outras empresas no futuro."


"O modelo tradicional de orçamentos anuais leva à celebração de resultados que não mereceriam celebrações, como por exemplo quando a meta é batida mas os concorrentes da empresa vão ainda melhor. Outro cenário seria, por exemplo,quando um departamento vai mal, mas deveria ter um desconto com relação a sua performance se todos os outros competidores foram muito piores do que ele"

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