Neste livro conta-se a história da fundação da NetShoes, criada pelos primos Marcio Kumruian e Hagop Chabab em 1999. A empresa iniciou com uma loja física em São Paulo, com um investimento de R$50.000. Teve inicialmente sua expansão para uma segunda loja física, a qual não acabou não vingando. Mas foi em 2002, com o início das operações pela internet (usando o Mercado Livre como canal) que a empresa começou a alterar sua história. Os primos tiveram a sensibilidade e o tino de negócio para apostar no crescimento do canal de vendas via internet. Mas não focando apenas em preço: focando em serviço de qualidade. Ofereciam entrega em 48 horas nas compras pela internet, entre outras coisas.
E no período entre 2006 e 2010, dobravam o faturamento ano após ano. Nos anos seguintes ainda tiveram crescimento elevado, mas não no mesmo patamar que no período anterior.
Acredito que dois pontos merecem destaque nesta trajetória dos empreendedores:
- Busca por novas oportunidades de negócio ainda não exploradas: NetFit (mostruários em academias), Internet!
- Inconformidade em oferecer um melhor serviço aos clientes (refletido nas várias versões do eCommerce, nos prazos de entrega, etc.
E também davam muita atenção para o setor Comercial, coração da empresa. Hagop liderava esta área e dizia que toda venda iniciava-se pela compra. Ficou conhecido no mercado por conseguir fazer grandes marcas, como Nike, Adidas, etc aceitarem seus termos de negociação (decorrência do tamanho e expressividade que as compras da NetShoes tinham para estas grandes marcas).
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